META OU OBJETIVO ?
Por Lourdes Maria Monteiro - Voluntária de AE – Campinas/SP
Muitos de nós nos deparamos com essa dúvida. Nos renomados dicionários da Língua Portuguesa, encontramos a informação de que meta e objetivo são sinônimos. A riqueza da nossa língua, na diversidade de significados, nos permite fazer uso das palavras sob diversos contextos e abordagens. Pesquisando na literatura e, especialmente entre profissionais de diferentes áreas, foi possível constatar que embora sejam sinônimos, existem palavras que representam mais expressivamente alguns conceitos, tornando-se padrões em vários segmentos. Meta e objetivo estão entre essas expressões.
Objetivo é o que eu quero fazer, realizar ou alcançar, com prazo definido ou estimado. Meta é o que faremos e como faremos para atingir o objetivo, com prazos precisos. Meta é uma segmentação do objetivo, por isso é sinônimo, ou seja, é um objetivo intermediário, que exercido dentro dos parâmetros estipulados, conduzirá a realização do objetivo maior. Ao definirmos o objetivo, tomamos consciência de que não concretizamos nenhum grande feito de um momento para outro. Faz-se então necessário determinar estratégias para torná-lo real, ou seja: definir metas.
Grandes empreendimentos, seja na proporção ou na importância que representam para nós, surgem na teoria e fundamentam-se no papel escrito. Assim, objetivos e metas devem ser escritos e registrados, tornando-se compromissos. Metas precisam estar alinhadas ao objetivo, de tal forma que assegure seu êxito. É imprescindível observar parâmetros para a definição de ambos, tais como: que seja individual e pessoal, com definição de prazos para realização e assim, possível de ser mensurada durante seu desenvolvimento. Pode ser preciso mudar a direção. É importante ainda, que seja significativa e objetiva, para que seu cumprimento proporcione motivação e estímulo, fortalecendo o prosseguimento nas próximas etapas. Precisa ser compatível com disponibilidade de tempo para realizá-la, com os recursos físicos, financeiros, emocionais e outros aspectos pertinentes, com os quais dispomos. Metas banais nada acrescentam ao nosso empreendimento. Portanto, vale a pena arriscar, com coerência, definindo metas sutilmente acima das nossas possibilidades, representando desafios e oportunidade de superação.
Sistematizar nossos hábitos e atitudes, seguramente viabiliza o êxito na realização de nosso objetivo e das metas a ele alinhadas. Em grupos de AE, definir metas tem como objetivo: disciplinar comportamentos, resgatar valores, direcionar a caminhada, em momentos de fragilidade e principalmente permanecer em equilíbrio, para atingir nosso objetivo e seguir em direção a novos desafios, de forma cada vez melhor.
Exemplificando...
Objetivo(?) : Voltarei a estudar.
Evasivo, sem definição: O quê, quando? Onde?
Objetivo: Voltarei a estudar em 2012 e cursarei Psicologia na PUC
Específico : o quê, quando, onde.
Metas:
• Diariamente estudarei por 3 horas, como preparação para o vestibular.
• Vou sistematizar meus compromissos de tal forma que eu possa estudar no período da manhã, por exemplo, mudando meu horário de academia.
• Reduzirei meus gastos em salão de beleza, passeios etc., para equilibrar minhas despesas e suprir os novos gastos com material de estudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário